fbpx

O que está a acontercer

na Quinta Carvalhas

O que está a acontercer

na Quinta Carvalhas

Notícias e atualizações

blog

calendário

Notícias e atualizações

blog

calendário

Notícias e atualizações

Horta Orgânica

Iniciámo-la há dois anos com um pequeno retângulo horta, e tem crescido de uma forma regular. Quando começámos, sabíamos que queríamos que a nossa quinta fosse orgânica e, especificamente, queríamos criar um jardim de permacultura. Não tem sido fácil!  Agora, voltámos a aumentar a nossa horta.  O cultivo de vegetais para todas as pessoas (pessoal, hóspedes e voluntários) tem mostrado ser uma curva de aprendizagem escarpada.  Estamos no processo de introduzir a permacultura na nossa horta. Isto é tão oposto à forma tradicional de cultivo dos vegetais, que tem de ser implementado em pequenos passos, para que o nosso pessoal possa acompanhar-nos no processo de aprendizagem.

Descobrimos que a permacultura não é assim tão fácil de implementar, mas havemos de chegar lá… lentamente.  A permacultura como forma de cultivo é muito melhor para a qualidade e o gosto dos vegetais.  Também verificámos que é necessário um plano de plantio bem concebido para que o abastecimento de produtos seja feito nas quantidades corretas e ao longo de um período alargado.  No ano passado estivemos a braços com 50 kg de tomate numa semana, o que não é ideal!  Este ano, adicionámos uma pequena estufa para propagação de sementes.  Aprendemos também que a horta tem de ser maior para controlarmos a diversidade e o plano de crescimento faseado, daí a extensão.

A aprendizagem mais importante tem sido de que é benéfico haver parcerias com outros produtores orgânicos na área, para preencher a lacuna na nossa própria produção.  Temos a sorte de ter um produtor orgânico perto, para utilizarmos as entregas para a nossa quinta.

CONSTRUÇÃO E EXPANSÃO

Quando chegámos a esta quinta em 2016, existiam vários celeiros e um solar principal.  A renovação extensiva destes celeiros e da casa produziu oito unidades de alojamento, um estúdio de ioga divinal, um espaço multifunções, uma sala de estar, um spa e o Oak Café. Restaurámos a piscina, construímos um novo tanque de água enorme, remodelámos a eletricidade e canalização… e muito mais!

Estamos agora a iniciar uma segunda próxima fase de renovação, onde vamos adicionar outro spa, uma sala comum grande, um estúdio de arte extensivo e outra unidade de alojamento. A fase três serão os novos estábulos. Isto é tão emocionante! Devemos terminar a fase dois no final de 2020 (façam figas com os dedos das mãos e pés!).

calendario